sábado, 23 de junho de 2012

Só 90 cursos agradam a OAB

Fonte: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=24803

OAB anuncia os 90 melhores cursos de direito do país 

Desde 2010, quatro cursos tiveram a oferta total de vagas suspensa pelo ministério. Mas, de janeiro a junho deste ano, foi autorizada a abertura de outros 32, somando 3 mil vagas. De acordo com o MEC, apenas são autorizados cursos que apresentam avaliação satisfatória nas seguintes dimensões: composição do corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. Após a criação do curso, o Enade é utilizado para avaliar o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo programático ministrado. A próxima avaliação dos cursos de direito será feita em 2012. (LL) 

Dos 1.210 cursos existentes no Brasil atualmente, apenas 90 cursos, ou 7,4%, acabaram sendo recomendados pelo Selo OAB como cursos de destacada qualidade, dentro de critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade para sua elaboração. A OAB outorgará a premiação aos cursos destacados. 
No Centro-Oeste, o Centro Universitário de Brasília – UniCEUB foi a única instituição particular a ser indicada pela quarta vez consecutiva. No Distrito Federal, além do UniCEUB, a Universidade de Brasília – UnB recebeu o selo. O objetivo da Ordem é pressionar pelo aumento da qualidade do ensino jurídico no País. 

Do total de cursos de Direito do país, 791 foram avaliados depois de preencherem os pré-requisitos de ter participado dos três últimos exame de Ordem unificados, sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame. Em seguida, para apurar os 90 cursos de qualidade recomendada, a Comissão Especial - integrada por advogados, que são professores e especialistas em educação jurídica - utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos por eles em aprovação nos Exames de Ordem (2010.2, 2010.3 e 2011.1) e no conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009. 

O Selo OAB de 2011 anunciado hoje pelo presidente nacional da OAB é a quarta edição elaborada pela entidade, desde a sua criação em 2001, na gestão do então presidente nacional da entidade, Reginaldo Oscar de Castro. A segunda edição ocorreu em 2003; e a terceira, em 2007. Na nova edição, os 90 cursos destacados pela OAB como de qualidade recomendável, utilizando-se de uma escala de pontos de 0 (zero) a 10, a Comissão Especial - com base nos critérios definidos e relacionados acima - concluiu que a nota mínima para ingressar nesse elenco foi de 6,9 pontos. 

Dentre as 27 unidades da Federação que tiveram seus cursos de Direito avaliados, dois Estados não tiveram nenhum recomendado: Acre e Mato Grosso. Os cursos desses dois Estados não atingiram a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da OAB ou estão submetidos a processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC), ou, ainda, tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação. 

As faculdades recomendadas, por estado: 
Distrito Federal 
Centro Universitário de Brasília (Uniceub) — Brasília 
Universidade de Brasília (UnB) — Brasília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário